terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Yoga: antes e depois


Um dia o João (meu marido) comentou que achava que o yoga não tinha feito muitas mudanças em mim ("Você sempre foi calma, serena..."). No primeiro momento eu concordei com ele. Depois de um tempo, como num estalo, percebi que havia deixado de lado (LITERALMENTE) o hábito de sofrer por antecipação, uma tendência bem forte em mim antes da prática. Logo em seguida, meu professor perguntou durante a aula: "Pra onde o yoga está levando vocês? Vocês têm que se perguntar!" 
Não sei exatamente pra onde o yoga está me levando, mas sei que mudou um hábito que eu achava que era uma característica minha, como ter cabelo castanho escuro...
Resolvi perguntar a outros praticantes o que mudou após a entrada do yoga na vida deles (se é que mudou). Olha o que eles disseram:

“Eu acho que realmente aprendi a usar menos a cabeça. Ainda me pego às vezes cheia de minhocas, mas isso já mudou muito. E aprendi a viver mais o momento, a ansiedade diminuiu bastante. Mas não é algo que alguém possa ver de fora, mesmo os mais próximos não sabem tudo o que passa por aqui. É algo bem interno, assim como o yoga. Apesar de muita gente dizer que virei uma pessoa mais leve...” (Mariana Akamine Bergamasco, professora de yoga)

“Muita coisa realmente mudou em minha vida, me tornei uma pessoa mais centrada, menos ansiosa, menos crítica com os outros. Acho que uma palavra que descreve todas as minhas mudanças internas é o santosha [contentamento], tenho mais contentamento em meus dias, com a natureza, com as pessoas que estão ao meu redor, enfim me sinto feliz com todas as coisas. Há algum tempo atrás estava eu, como dona de casa, reclamando comigo mesma: ‘Nossa... Essa casa para limpar, tenho ainda que lavar roupas e ir ao mercado, que estresse!’. Parei um segundo e uma palavra soou na minha mente... santosha... e mudei totalmente meu padrão de pensamento, agradecendo pois tenho um lugar para morar que é meu, quantas pessoas não têm, tenho roupas para me vestir e tenho um mercado onde posso ir com R$ para comprar o que preciso e neste mercado vai ter essas mercadorias para que eu possa adquirir. Enfim me sinto um ser humano melhor hoje do que quando não praticava.” (Cassia Saito, professora de yoga)

“O que mudou foi que minha mente ficou mais organizada. Antes eu era bombardeado de muitas ideias, pensamentos, vontades, sonhos ao mesmo tempo. Me sentia no meio de um tornado e o Mundo girando loucamente à minha volta. Comecei a ser fiel à prática de yoga e percebi que essa ventania tinha parado. E encontrei um silêncio interno. Mas ao mesmo tempo uma noção de espaço, tempo e presente. Minhas ideias e pensamentos se organizaram e pude sentir melhor o meu pé no chão. E é esse silêncio que venho procurando todos os dias em minha prática.” (Renan Mazzali, professor de yoga)

“O que mudou em mim... Creio que estou me tornando uma pessoa com mais disciplina em outros momentos do dia, além daqueles em que busco exercitar durante a prática. Essa disciplina se manifesta no modo de falar e de me organizar. Também percebo a sensação de bem-estar, físico e mental, que está cada vez mais constante, tenho até conseguido me concentrar melhor. Se fosse para resumir em poucas palavras, diria que a prática de yoga está me trazendo mais equilíbrio a cada dia.” (Ana Márcia Zago, designer gráfica e praticante de yoga)

“Minha postura física mudou de forma significativa no dia a dia - é impossível sentar, ficar de pé ou caminhar como fazia antes das aulas de yoga. Com isso, o equilíbrio, respiração e outros aspectos físicos mudaram para melhor. Como consequência, a prática fornece instrumentos naturais para a busca do equilíbrio emocional, do repouso mental - o que parecia inacessível. Com o tempo, 'aprimorar' as posições fica cada dia mais prazeroso.” (Blanche Amancio Silva, jornalista e praticante de yoga)

“Eu não diria que a yoga mudou tudo na minha vida, mas mudou muita coisa. Me despertou pra uma percepção que eu nunca tinha experimentado e me fez ser uma pessoa mais observadora. E o que eu percebo é que quando essa percepção e observação sutil se instala na gente, elas abrem caminho pra uma série de mudanças: no modo de pensar, de agir, fazendo com que a gente tenha vontade de mudar alguns hábitos, por exemplo. Não porque alguém mandou ou sugeriu, mas porque a gente sente a necessidade de fazer o melhor pra nós mesmos.” (Luciana Gomes, professora de yoga)

“Depois que comecei a praticar yoga, passei a encarar alguns aspectos da minha vida de modo diferente, de modo mais equilibrado e sereno, tentando viver mais no momento presente.” (Patricia Buldo, delegada e praticante de yoga)

3 comentários:

  1. Sempre com Stella MacCartney!!
    E você está mais feliz, a "Revisão" ficou em segundo plano... Essa é a verdadeira REVISÃO! Bjs., João

    ResponderExcluir
  2. Graças ao seu apoio, marido!!!
    Obrigada por tudo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito sobre o texto. Estou querendo fazer ioga tb.

    ResponderExcluir