sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Livros

Uma aluna pediu que eu desse dicas de livros sobre yoga aqui no blog (oi, gente! Aceito sugestões de pauta, viu?!). Recomendo três títulos do mesmo autor com diferentes tratamentos sobre o assunto:

 "Luz na Vida"
   Autor: B.K.S.Iyengar
   Editora: Summus Editorial
O autor fala sobre o assunto com muita clareza e escreve de um jeito simples. Fácil de ler e extremamente profundo. Iyengar discorre sobre os vários aspectos do yoga (não só sobre as posturas), conta um pouco da própria vida, da própria prática (inspirador!) e traz o leitor para perto dele. Nunca imaginei que fosse virar livro de cabeceira... A cada releitura me surpreendo e aprendo coisas novas.
Para quem pratica, a leitura deste livro ajuda a enriquecer, aprofundar a prática e entender a vida de um jeito simples, sem firula. Para quem não pratica, uma bela reflexão sobre a vida (sem pieguice) e uma oportunidade de conhecer o vasto mundo do yoga.

"A Luz da Ioga"
  Autor: B.K.S.Iyengar
  Editora: Cultrix
Edição concisa e em português de "Light on Yoga" - cuja primeira edição é de 1966 -, este livro fala sobre o que é yoga, descreve as técnicas de como praticar 57 asanas (posturas) ilustrando-as com fotos minuciosas, ensina a prática de pranaiamas (técnicas respiratórias) e ainda contém no apêndice sugestões de sequências de asanas para estudar. Para praticantes.

"A Árvore do Ioga - A Eterna Sabedoria do Ioga Aplicada à Vida Diária"
 Autor: B.K.S.Iyengar

 Editora Globo
Reúne aulas e demonstrações apresentadas pelo mestre indiano Iyengar entre 1985 e 1987 na Inglaterra, na França, na Itália, na Espanha, na Suíça, e uma palestra proferida em Madras, na Índia, em 1982. Possui glossário com a tradução de termos em sânscrito e tem linguagem simples, preservando o jeito de o autor falar. Gostoso de ler e cheio de informações. Os praticantes de yoga vão gostar mais de ler este livro do que os não praticantes...

Nenhum comentário:

Postar um comentário