quarta-feira, 30 de junho de 2010

Invista em Ustrasana

Ustrasana (Postura do Camelo)

Não foi amor à primeira vista...Quando comecei a praticar yoga e tinha de fazer Ustrasana na aula (Postura do Camelo) não gostava nada nada. Sentia muita aflição e às vezes até doía um pouco a cabeça. Permanecia na postura pensando "Por favor, acaba logo, preciso sair daqui!" Depois me sentia bem, mas a permanência era sofrida. Com o tempo fui aumentando o tempo dessa permanência e ainda assim me sentia aflita, mas depois me sentia muito feliz. Faz pouco tempo que a permanência nessa postura me deixa feliz. E ficar nela de 20 a 30 segundos quando estou muito cansada devolve a energia quase que no ato! Esse é um dos benefícios desta e de outras retroflexões (ou flexões para trás). Além de desopilar o fígado, é energética, fortalece os músculos das costas e aumenta a capacidade dos pulmões. Depois de longa permanência nela, não é difícil a gente sair dando risada.
Portanto, quando estiver na sua aula de yoga, antes de torcer o nariz para a Postura do Camelo, pense em permanecer nela mantendo a respiração contínua e a atenção no centro do seu coração. Garanto que insistir nela vale a pena!
Contraindicações: não pratique esta postura se estiver com enxaqueca, dor de cabeça por tensão, se sofrer de pressão nos olhos, artrite reumatoide, osteoartrite dos joelhos, diarreia, constipação ou se tiver propensão a insônia. Mulheres no período menstrual também não devem fazer Ustrasana.
PS: não faça a postura caso nunca tenha praticado yoga.
      Os benefícios de todas a posturas se referem a uma prática regular e permanências mais longas.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Uttanasana


Geralmente, quando escrevo aqui sobre alguma postura de yoga é porque ela está na ordem do dia pra mim. Ou porque estou praticando mais ela durante a semana, ou porque estou precisando mais dos efeitos dela, ou ainda porque estou com dificuldade em relação a ela. Tenho pensado muito em Uttanasana, talvez porque tenha ficado duas semanas sem conseguir permanecer muito nela por causa de um machucado no cóccix...
"Esta asana [postura] cura dores de estômago e tonifica o fígado, o pâncreas e os rins. Além disso, alivia as cólicas nos períodos menstruais. O batimento cardíaco é retardado e os nervos da coluna são rejuvenescidos. Toda depressão é removida se se mantiver na posição por 2 minutos ou mais. A postura é muito benéfica para pessoas que se excitam com facilidade, já que acalma o cérebro. Depois de terminar a asana, a pessoa sente-se calma e fria, os olhos começam a brilhar e a mente se sente em paz." ("A Luz da Ioga", B.K.S. Iyengar)

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Aqui se guarda aqui se encontra


"O verdadeiro heroísmo está em conquistar sua própria natureza."

Não lembro onde li esse ditado hindu, mas lembro que guardei na cabeça...

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Inspiração


Como vocês já perceberam, cito bastante aqui no blog o mestre indiano B. K. S. Iyengar, que, com muita criatividade e conhecimento da mecânica corporal, criou um jeito de ensinar Hatha Yoga que acabou virando um método. Quando começamos a praticar yoga, e ao longo da nossa evolução nas posturas, nos deparamos várias vezes com certas armadilhas da nossa mente, que às vezes diz: "Hey, você não consegue fazer isso!" Ou: "Não, é muito desconfortável, você não é capaz de ficar nessa posição"...
 Resolvi colocar este vídeo do Iyengar praticando (na época ele estava com 20 anos. Hoje tem 91) não para dizer: "Hey! Você aí tem que chegar onde ele chegou, ou tem que fazer igual ele". Mas para lembrar que é possível transpor sim as próprias limitações. B.K.S.Iyengar começou a praticar yoga aos 14 anos, tinha sérias dificuldades e saúde muito frágil, como ele mesmo relata no livro "Luz na Vida":
"(...) vim ao mundo já enfermo. Meus braços eram finos, minhas pernas, mirradas, e meu estômago se projetava para fora de maneira nada graciosa. Tão fraco, na verdade, que ninguém esperava que eu continuasse vivo. Minha cabeça, desproporcionalmente maior do que o resto do corpo, pendia sempre para baixo, e só com grande esforço conseguia erguê-la. (...) Eu era frequentemente tomado por uma melancolia profunda, e às vezes me perguntava se a vida valia mesmo tanto tormento."
É quase inacreditável que o cara do depoimento acima é o mesmo do vídeo. Não só é como serve de inspiração para os dias de prática iluminada e para aqueles outros em que parece que o corpo não obedece a gente... É sempre bom mirar alto.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Curinga

Adho Mukha= rosto para baixo
Svana= cachorro


Adho Mukha Svanasana (Postura do Cachorro Olhando para Baixo)

"Quando se está exausto, uma permanência mais demorada nesta posição remove a fadiga e traz de volta a energia perdida. É especialmente boa para corredores (...). Os corredores rasos desenvolverão velocidade e leveza nas pernas. A posição alivia a dor e a rigidez dos calcanhares. Reforça os tornozelos e modela as pernas. A prática desta asana ajuda a eliminar a rigidez nas omoplatas e a artrite dos ombros. Os músculos abdominais são puxados para as costas e reforçados. Com o diafragma erguido para a cavidade torácica, a pulsação é desacelerada. É uma posição que proporciona grande alívio. (...) Como o tronco fica inclinado para a frente, ele é estirado e o sangue limpo é forçado para esta região sem qualquer esforço adicional para o coração. Rejuvenesce as células do cérebro e revigora-o, aliviando a fadiga." ("A Luz da Ioga", B.K.S. Iyengar, editora Cultrix)

Uma vez um professor meu disse que quando ele não tem muito tempo para praticar as posturas ele fica em Adho Mukha Svanasana. Essa é a "postura-curinga" dele. E você? Tem a sua?