quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Experimente algo novo todos os dias...

Uma aluna saiu da aula comentando que naquele dia estava muito dispersa e reclamou após fazer a Postura do Triângulo Estendido: "Na aula passada eu estava conseguindo ficar mais equilibrada nela!"
Já me peguei muitas vezes também comparando minha prática em relação ao dia anterior ou à semana anterior pensando: "Puxa...Ontem fiz melhor tal postura..." Enquanto fazia isso esquecia que yoga não é performance, yoga não é competição consigo mesmo... Além disso, se estou durante a prática de posturas pensando na prática de ontem, não estou presente no momento presente, então minha prática se tornou só física. Isso não é condenável, mas, sabemos, o yoga pode nos dar mais do que isso. Quando detectei esse comportamento em mim e passei a ficar mais atenta, minha prática mudou. Senti que ficou mais rica depois que mudei de fato minha atitude. Me ajudou a leitura do livro "A Árvore do Ioga" (B. K. S. Iyengar, ed. Globo):

"Você é um iniciante em ioga. Eu também, considerando o ponto em que deixei a minha prática ontem. Não trago as posturas de ontem para a prática de hoje. Eu conheço as posturas de ontem, mas, ao praticar hoje, torno-me novamente um aprendiz. Não quero as vivências de ontem. Quero novas percepções que possam ser acrescentadas ao que já senti até agora."


Utthita Trikonasana (Postura do Triângulo Estendido)

"Tentar repetir uma experiência é um sadhana [busca, prática] feito de modo mecânico, não espiritual. Você tem de manter a experiência em seu bolso, por assim dizer, e assistir o que está vindo hoje. Não deve chamar de volta a experiência de ontem. Essa experiência tornou-se finita porque é reconhecida. Guardando esse reconhecimento, observe o que está acontecendo na prática de hoje. Se você trabalhar dessa maneira, sua prática será um sadhana espiritual. Mas se quiser repetir a experiência do que era novo ontem, é só uma repetição; não é sadhana, não pode ser espiritual."

Experimente! Vale a pena.

6 comentários:

  1. Haha... Acho que me identifiquei!

    ResponderExcluir
  2. Acho que é meio humano querer repetir o que foi bom ou o que deu certo, não só na prática de yoga, mas em tudo na vida.
    A questão é que isso nunca será possível.
    Daí a frustação ou não... de repente daí a gente começa a reconhecer cada momento como divino.

    ResponderExcluir
  3. rsrsrsrs É, por que será, né Bianca?!
    Pois é, Lu! Isso andava me causando geralmente frustração... Mas ficar atenta me ajudou a ver as coisas de um jeito menos ansioso, não só a prática de posturas.
    Beijos pras duas!!

    ResponderExcluir
  4. Por coincidencia semana passada foi a postura que mais praticamos na minha escola...vou passar seu blog pra minha instrutora visitar,essa semana eu estou querendo montar um blog sobre yoga pra ela assim que tiver pronto te aviso pra visitar,abraços...

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pela visita e pelo comentário, Lurdinha!
    Mande sim o endereço do seu blog.
    Marineidi, valeu!! Mas como é este selinho?! Ce sabe que eu sou meio leeeenta pra entender estas coisas internéticas, né? Beijão

    ResponderExcluir