terça-feira, 24 de agosto de 2010

Vamos torcer!

Confesso que na minha prática diária de posturas andava negligenciando as torções. Não sei por quê...
Mas faz um tempo que tenho procurado praticá-las pelo menos duas vezes por semana (exceto no período menstrual) e sinto depois das torções um aumento de energia no corpo. Parece que dá uma clareada na mente também. E isso não acontece à toa. As torções literalmente espremem a região pélvica e os órgãos abdominais, aumentando o fluxo de sangue nessa região. Isso melhora a flexibilidade do diafragma e alivia dores nas costas, nos quadris e problemas na virilha. A consequência é uma coluna mais flexível e o aumento do nível de energia. B.K.S. Iyengar diz, inclusive, que depois de espremidos na torção os órgãos voltam à sua posição natural revigorados, funcionando melhor.
Contraindicações: não faça torções se estiver com diarreia ou disenteria, nem se estiver (mulheres!) no período menstrual. Evite estas posturas também se estiver com dor de cabeça, enxaqueca, insônia ou estiver sentindo cansaço excessivo.
Atenção! Não faça estas posturas em casa se elas não fizerem parte do seu repertório de aula. Yoga não é coreografia, então, olhar a foto e tentar copiar a "modelo" sem conhecer os alinhamentos corretos para cada postura pode causar lesões.
Marichyasana (o nome desta postura é uma homenagem ao sábio Marichi, filho de Brahma - criador do Universo)
Fonte: "Yoga - The Path to Holistic Health", B.K.S. Iyengar, DK

Nenhum comentário:

Postar um comentário