sexta-feira, 28 de maio de 2010

Cultivando tapas

Patanjali, yogue que viveu na Índia por volta do século V a.C., escreveu os Yoga Sutras, obra clássica que é um tratado sobre os aforismos (ou princípios) da yoga, a consciência e a condição humana. Confesso que ainda não o li, mas, vira e mexe, me deparo com ele. Nesse livro, ele fala, entre outras coisas, sobre niyama, que são as regras de conduta que se aplicam à disciplina humana individual. Entre as cinco niyamas está tapas, que significa ardor (ou austeridade) e que pode ser entendida também como autoesforço ou prática.
Paschimottanasana (Postura da Pinça)

Uma noite dessas estava chegando na academia para dar aula e uma aluna minha (que já estava de saída) me chamou na sala e disse: "Preciso te mostrar uma coisa!". Fui atrás dela curiosa e contagiada pelo seu entusiasmo. Ela se sentou no chão, fez  Paschimottanasana (Postura da Pinça) e me disse com os olhos brilhando: "Olha isso!" Ela, que quando iniciou a prática quase não chegava com as mãos nos joelhos, depois de quase 3 meses frequentando as aulas com regularidade estava ali: tranquila na postura, coluna alongada, mãos entrelaçadas além dos joelhos, sorriso nos lábios, desfrutando os resultados de manter tapas dia a dia...

4 comentários:

  1. Que bonitinha!!!
    Isso me faz lembrar um termo muito usado pelos professores de Iyengar ultimamente que é o de que uma hora "a postura vem".
    Ou seja, ela acontece, é realizada perfeitamente.
    Justamente o que aconteceu com sua aluna: o paschimottanasana "veio" pra ela.
    Quando eu ouvi esse termo a primeira vez fiquei pensando "Mas, vem de onde?"
    Vem justamente do "tapas"!

    ResponderExcluir
  2. Fofa demais, né Lu?! Essa é uma das alegrias de dar aulas de yoga...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Querer já é, muitas vezes, difícil... Conseguir então...
    A propósito: "nem que seja no "Tapa""!

    ResponderExcluir
  4. Ce me deu uma ótima ideia, maridu!! Vou te atrair para a sala de yoga "nos tapas"! rsrsrs

    ResponderExcluir