sábado, 17 de abril de 2010

Postura anti-irritação

Dia desses fiquei irritada com determinada situação (que não vem ao caso colocar) além da conta na minha opinião. Cada vez mais tenho achado que podemos escolher ficar irritados ou não, deixar a irritação se instalar ou não. Ok. Naquele dia não consegui escolher não me irritar com aquela situação. Escolhi então ficar 5 minutos em Sarvangasana (Invertida sobre os Ombros). Depois de sair da postura a irritação tinha literalmente sumido. Parece mágica, mas não é. A postura de yoga feita com os ajustes necessários produz efeitos concretos que parecem mágicos...

"Sarvanga"= "todo o corpo" ou "todos os membros". Portanto, "Sarvangasana" é a postura que beneficia todo o corpo. B.K.S. Iyengar, em "A Luz da Ioga", diz: "A Sarvangasana é a mãe das asanas [posturas]. Como uma mãe se esforça pela harmonia e felicidade do lar, esta asana se esforça pela harmonia e felicidade dos aparelhos fisiológicos humanos. (...) Como a cabeça fica firme nesta posição invertida, e seu suprimento de sangue é regulado pelo ângulo do queixo, os nervos são acalmados. (...) Não é exagero dizer que, se uma pessoa praticar regularmente a Sarvangasana, sentirá novo vigor e força, sentir-se-á alegre e confiante".
Atenção: pessoas que têm pressão alta, problemas no pescoço ou nos ombros e mulheres no período menstrual não devem praticar esta postura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário