domingo, 1 de julho de 2012

Satsang

Ontem aconteceu o primeiro Satsang (encontro) no Sattva Espaço de Yoga. Foi regado a prática de asanas (posturas), meditação e música indiana. A querida amiga Grazi tocou cítara e nos ensinou um pouco sobre a cultura indiana. O bolo de maçã e especiarias que eu fiz foi sucesso (modesta, não?). Abaixo, a receita:

-3 colheres de sopa de manteiga sem sal
-1 xíc. de chá de açúcar mascavo
-Quase 1 xíc. de chá de açúcar branco ou mel (esqueci desta parte na receita de ontem, por isso o bolo não ficou tão doce)
-3 ovos inteiros
-1 xíc. de chá de aveia em flocos
-1 1/2 xíc. de chá de farinha integral ou branca (usei só a integral, mas dá pra fazer metade integral e metade branca que o bolo fica mais leve)
-1 colher de chá de canela em pó
-1 colher de chá de cardamomo em pó
-1 colher de sopa de fermento em pó
-1 maçã com casca picada (pode usar pera que também fica bom. Mas aí o nome do bolo muda...)
-1 limão siciliano
-Raspas de limão siciliano (se quiser pode substituir por laranja ou usar os dois)
-1/2 xíc. de chá de amêndoas picadas (pode ser nozes também)
-1/2 xíc. de chá de damasco picado e de uvas passas
-Cravo macerado a gosto (na receita de ontem não tinha cravo)
Coloque numa tigela as amêndoas/nozes, o damasco e a uva passa e misture. Acrescente os ovos e a manteiga e mexa bem (não precisa usar batedeira, mexa na mão mesmo. Trata-se de um bolo rústico). A massa não vai ficar lisa. Coloque o açúcar enquanto continua mexendo. Ponha a aveia e mexa. Depois a farinha e mexa. A massa fica dura mesmo. Esprema o limão siciliano e acrescente as raspas, a canela e o cardamomo. Mexa. Coloque o fermento em pó e por último a maçã. Mexa pouco e ponha na forma untada com manteiga e farinha ou com manteiga e chocolate em pó. Eu usei a última opção. Ponha no forno. Demora cerca de 40 minutos para assar, mas isso depende do forno.
Bom apetite!

Um comentário: