quarta-feira, 20 de junho de 2012

O pranaiama

Neste vídeo, ele demonstra o que é domínio...

Tenho o maior respeito pelo pranaiama. Tanto respeito que confesso praticar menos do que gostaria. E por saber que a coluna deve ser forte o suficiente para praticar pranaiama, acabo privilegiando os asanas (posturas) quando tenho que escolher (e eu sempre tenho que escolher! rs). Ultimamente, porém, venho investindo mais nisso que é conhecido grosso modo como "técnica respiratória", e que na verdade é uma redistribuição de energia pelo corpo. Como a própria palavra diz: prana=energia vital, ayama=expansão, extensão, controle.
Hoje escolhi o Viloma Pranaiama I deitado, ou seja, a interrupção das inalações. Esse pranaiama é indicado para pessoas que sofrem de pressão baixa, fadiga e fraqueza. Segundo B.K.S. Iyengar é bom para iniciantes. Se eu tivesse que definir o pranaiama com uma palavra seria: mergulho. Traduzindo livremente as palavras do mestre Iyengar em "Light on Pranayama":

"É difícil explicar Prana assim como explicar Deus. Prana é a energia que permeia o Universo em todos os níveis. É energia física, mental, intelectual, sexual, espiritual e cósmica. (...) Vigor, poder, vitalidade, vida e espírito são todos formas de prana."

Nenhum comentário:

Postar um comentário