quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Meditação e criatividade

Acabei de devorar o livro "Em Águas Profundas - Criatividade e Meditação" (ed. Gryphus), do diretor de cinema David Lynch. Estava curiosa porque afinal o diretor de obras-primas como "O Homem Elefante", "Veludo Azul" e "Cidade dos Sonhos" não lança nenhum filme desde 2006 e tem cada vez mais feito aparições falando com entusiasmo sobre a meditação transcendental, que pratica diariamente há 38 anos.
A leitura é contagiante não só pelo relato de um artista interessantíssimo falando sobre os benefícios da meditação em sua vida prática, mas também para conhecer um pouco mais de seu universo. Em capítulos curtos, ele discorre inclusive sobre o processo de criação de alguns de seus filmes mais importantes e fala sobre como a meditação o ajudou a ficar mais criativo:

"Se sua consciência é do tamanho de uma bola de golfe, seu entendimento terá o mesmo tamanho quando você ler um livro; e assim será quando olhar por uma janela, quando se levantar de manhã, quando perceber as coisas e durante o transcorrer do seu dia.
Mas se você expande essa consciência, se faz crescer, seu entendimento será maior quando ler aquele mesmo livro; e terá mais alegria interior quando olhar pela janela, quando perceber as coisas, quando se levantar e durante o seu dia.
As ideias podem ser apanhadas em um nível mais profundo. E nesse nível a criatividade realmente flui. Isso torna a vida cada vez mais parecida com um jogo fantástico."

Lynch, o meditador





2 comentários:

  1. Uau! Isso explica de onde vem a toda criatividade dele. Já tá na lista dos livros pra ler.

    ResponderExcluir