quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Coluna lombar feliz

Uma aluna que pratica corrida me disse que quando acaba o treino sente que a região da lombar está "acabada"! (palavras dela!). Então, ela me pediu dicas de posturas de yoga para aliviar essa porção da coluna depois de correr. Escolhi três num cardápio de muitas. Esta sequência vale não só para corredores, mas para colunas lombares magoadas em geral:

Urdhva Prasarita Padasana (Alongamento da Perna com o Rosto para Cima): com as nádegas na parede (ou o mais próximas possível), alongue os ossos das mesmas em direção à parede e pressione as coxas contra a parede enquanto alonga os braços acima da cabeça. Fique de 30 a 60 segundos na postura e depois relaxe. Atenção: mulheres no período menstrual não façam esta postura! (o ângulo em que foi tirada esta foto dá a impressão de que o braço direito está mais longo que o esquerdo, mas é pura ilusão! As mãos estão alinhadas).


Eka Pada Supta Pavanmuktasana: mantenha firme a coxa que está esticada e o pé pressionando a parede. Traga o joelho que está flexionado o mais próximo possível do peito. Faça com a outra perna. Permaneça de 30 a 60 segundos de cada lado.


Adho Mukha Svanasana (Postura do Cachorro Olhando para Baixo): esta é um curinga para os corredores. Os calcanhares na parede criam uma alavanca que é interessante pois proporciona maior elevação das coxas. Permaneça na postura durante 30 segundos a 1 minuto.
Fotos: Carla Secaf




2 comentários: