terça-feira, 19 de abril de 2011

Sirshasana para a saúde do cérebro



"Os livros antigos chamam a Sirshasana de rainha de todas as asanas, e as razões não são difíceis de imaginar. Quando nascemos, normalmente a cabeça vem primeiro, seguida pelos membros. O crânio encerra o cérebro, que controla o sistema nervoso e os orgãos dos sentidos. O cérebro é a sede da inteligência, do conhecimento, do discernimento, da sabedoria e do poder. É a sede do Braman, a alma. Um país não pode prosperar sem um rei ou chefe constitucional para guiá-lo; assim, o corpo humano não pode viscejar sem um cérebro saudável." ("A Luz da Ioga", B.K.S. Iyengar, editora Cultrix)
Atenção: Mulheres no período menstrual não devem praticar esta postura. Pessoas que sofrem de glaucoma, pressão nos olhos, problemas nos ouvidos, pressão alta, espondilose cervical, dor nas costas, dor de cabeça e enxaqueca também devem evitar fazer Sirshasana.

Um comentário:

  1. Quando vi esta postura pela primeira vez, pensei que jamais conseguisse praticá-la. Mesmo assim, 'adotei-a' como meu maior desafio. Depois que consegui, aprendi várias lições do yoga: não é difícil nos vencer, o cérebro realmente é uma barreira a ser vencida, depois que descobrimos isso e como comandar o cérebro ao invés de deixar nossas emoções e falsas crenças nos comandarem, vencer outras posturas teoricamente difíceis fica mais fácil. Fora isso, esta postura é deliciosa: é possível ficar leve nela.

    ResponderExcluir