sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Não se engane

Outro dia uma pessoa se referiu ao início da aula de yoga - quando nos sentamos em Sukasana, fechamos os olhos e unimos as mãos à frente do peito - como meditação. Esse é um equívoco que povoa a cabeça de muitos (e já povoou a minha também), praticantes e não praticantes de yoga. Por isso resolvi escrever sobre, para tentar desfazer essa confusão. Aquele início da aula é muito importante porque prepara o praticante para os asanas (posturas), trazendo a atenção dele para dentro e a consciência para a respiração e a percepção do próprio corpo. É como um "aquecimento". A meditação é uma experiência profunda e muito pessoal que, inclusive, segundo os grandes mestres yogues, não pode ser ensinada:

"Ao contrário do que dizem muitos professores, a meditação não elimina o estresse. Ela só é possível quando já se atingiu um certo estado de 'não-estresse'. Para isso, o cérebro já deve estar calmo e sereno. (...) Em termos técnicos, a verdadeira meditação, na acepção que lhe atribui a ioga, não pode ser praticada por alguém que se encontra sob estresse ou que tem um corpo frágil, pulmões fracos, músculos retesados, coluna envergada, mente flutuante, agitação mental ou timidez. Muitas pessoas pensam que sentar-se quieto é meditação. É um equívoco. A verdadeira meditação nos leva à sabedoria (jnana) e à percepção (prajna), e isso tem o efeito específico de nos ajudar a compreender que somos mais do que nosso ego. Para tanto, precisamos da preparação que nos oferecem as posturas e a respiração, o recolhimento dos sentidos e a concentração." (B.K.S. Iyengar em "Luz na Vida", Summus Editorial)

É, minha gente, o caminho é longo...

3 comentários:

  1. Que ótimo esse esclarecimento Fa!
    Primeiro, por desfazer toda a lenda em volta da meditação (que não é só fechar o olho e ficar parado pensando no nada)e também por mostrar o quanto essa simples observação e "preparação" do início das aulas tem um efeito muito positivo sobre nossa mente, sendo confundido como meditação.
    É um exercício que a gente pode fazer antes de trabalhar, estudar, apresentar(etc), que nos ajuda a trazer atenção, consciência e consequentemente mais calma e tranquilidade.
    Muito bom! Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Fabiana, boa postagem. Realmente mtos pensam em meditar p relaxar, sendo que só o contrário é possível. Hj aqui em Campo Grande MS, fizemos nosso encerramento do ano, com uma aula leve, meditação e relaxamento. Depois um café da manhã p nos confraternizarmos. Boas festas, e mta paz no ano vindouro. Namastê

    ResponderExcluir
  3. Lu e Rodrigo, aproveito os comentários pra agradecer pela audiência (rs) e desejar um ótimo Natal e um 2011 melhor ainda que 2010! Lu, parabéns atrasado!!
    Beijos

    ResponderExcluir