sexta-feira, 16 de julho de 2010

Acalme a sua língua

Ando vigiando muito a minha língua. Explico: não só durante a minha prática de asanas (posturas), mas durante o meu dia todo, procuro manter a língua relaxada, porque assim minha garganta e meu cérebro relaxam. Segundo a yoga, a garganta é a região do chacra vishuddhi, a roda da purificação, e ela está diretamente ligada à língua e ao cérebro. Tensão é sinônimo de intoxicação e, consequentemente, impurezas. Portanto, enquanto a garganta estiver tensa (e por tabela, a língua e o cérebro) essa roda será impura. Mas não precisamos ir tão longe assim pra perceber que o cérebro quando relaxado aprende melhor do que quando rígido. Nós pensamos com mais clareza quando estamos relaxados e fatalmente nossas ações se tornam mais conscientes. Mas é interessante como estamos habituados a prender a língua dentro da boca, apertando assim a garganta. É por isso (hey, queridos alunos!) que eu repito tanto durante a aula: "Relaxe a língua dentro da boca". A qualidade da prática (e do dia) muda.

Fonte: "Luz na Vida", B.K.S. Iyengar

2 comentários:

  1. Deve ser por isso que as pessoas ditas "linguarudas", invariavelmente cuidam da vida dos outros! E são mesquinhas...
    Banalidades à parte, ainda tensiono demais toda essa região mencionada no texto. Bj., João

    ResponderExcluir
  2. É, maridu... Os linguarudos geralmente cuidam muito pouco da própria língua... Eu ainda preciso ficar muito atenta, tensiono também, quando estou no volante nem se fala!!
    Beijos

    ResponderExcluir