quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

É sempre bom lembrar!

Uma aluna veio relatar que tentou fazer uma flexão em casa, não aguentou mantê-la e ainda ficou com uma dor no ombro. Detalhe: ela estava no período menstrual... Por isso, resolvi escrever de novo um pouco sobre esse assunto que sempre está na pauta do dia nas aulas (a prática não começa sem a famosa pergunta: "Tem alguém no período menstrual?").
Estar menstruada não é estar doente, mas é o momento de a mulher descansar e desacelerar. Isso não é tão fácil, já que quase nenhuma mulher contemporânea tem o privilégio de parar. Todas trabalham, fora ou dentro de casa, quando não têm jornada dupla. Ok. Mas a prática do yoga nos dá a possibilidade de manter a atividade mesmo nessa fase - com determinadas restrições e alternativas de realizar os asanas (posturas) de formas específicas e benéficas para esse momento.
As posturas invertidas (Salamba Sirsasana, Salamba Sarvangasana, Halasana, Viparita Karani, por exemplo) são definitivamente proibidas. O processo natural de eliminação que ocorre durante o período menstrual deve ser respeitado e essas posturas barram a eliminação do sangue. Há relatos de mulheres que não interromperam a prática de invertidas quando estavam menstruadas e tiveram problemas mais tarde (por exemplo, endometriose).
Posturas que demandam esforço do abdôme também não devem ser feitas, já que durante o período o útero está trabalhando em excesso e, por isso mesmo, queremos acalmá-lo. Portanto: alô, flexões de braço!, vocês não são bem-vindas nesse momento! As retroflexões também estão fora do cardápio pelo mesmo motivo.
Assim, não é preciso ficar de molho em casa, mas podemos praticar flexões para a frente com apoio, posturas sentadas, posturas deitadas, pranayama, o cardápio é vasto... E, principlamente, se você já faz aulas de yoga regularmente, o que vale para a sala de aula, vale para a sua vida. O yoga continua fora do tapetinho também!
Namastê!
Janu Sirsasana: flexão para a frente é legal!


Ustrasana (Postura do Camelo): retroflexão não!

Salamba Sirsasana (Pouso sobre a Cabeça) está vetada!

Supta Badha Konasana: aí sim!!
 
*As praticantes que quiserem sugestões de posturas para fazer sozinhas durante esse período têm à disposição o ótimo guia "Yoga para Mulheres - Saber Ancestral na Vida Urbana - Posturas para Todo o Ciclo Menstrual e Menopausa", criado pela professora Fabiana Rodrigues Barbosa e à venda no Sattva Espaço de Yoga (tel.:  (16) 9179-7923).

Nenhum comentário:

Postar um comentário