terça-feira, 24 de julho de 2012

A importância do pranayama

"(...) a verdadeira intenção das várias técnicas e proporções da respiração em pranayama é, acima de tudo, dar-nos diferentes possibilidades de acompanhar a respiração. Quando acompanhamos a respiração, a mente fica absorvida por essa atividade. Dessa maneira, o pranayama nos prepara para o silêncio e a quietude da meditação.
A respiração está diretamente relacionada à mente e ao nosso prana, mas não devemos por isso imaginar que, quando inspiramos, o prana simplesmente flui para dentro de nós. Não é o caso. O prana entra no corpo no momento em que há uma mudança positiva na mente. Obviamente, nosso estado mental não se altera com cada inspiração e expiração; a mudança ocorre ao longo de um bom tempo. Se estivermos praticando pranayama e notarmos uma mudança mental, isso é sinal de que o prana entrou no corpo muito antes. As mudanças da mente podem ser observadas primeiro nos nossos relacionamentos com outras pessoas."



"(...)prana pode ser descrito como algo que flui continuamente de algum lugar dentro de nós, preenchendo-nos e nos mantendo vivos: é a vitalidade."
Fonte: "O Coração do Yoga", T. K. V. Desikachar

2 comentários: