segunda-feira, 28 de março de 2011

Em tempos de 'laptoptite'...

Hoje, o jornal "Folha de S.Paulo" noticiou uma nova modalidade de enfermidade: a síndrome da má postura causada por laptops. Estes, que deveriam ser usados somente em viagens ou em situações de emergência, passam a ser os protagonistas da vez (eu mesma escrevo agora usando um)... O uso prolongado dos notebooks, cujo formato dificulta a boa postura, pode causar problemas nos ombros, cotovelos, punhos e na coluna, além de dor de cabeça. Esse conjunto de sintomas já é chamado nos consultórios médicos de laptoptite.
Contra males contemporâneos, lá vem a yoga - ciência que tem mais ou menos 8 mil anos de existência - nos socorrer...

Gomukhasana (Postura dos Braços em Cara de Vaca) entra em ação para combater a rigidez dos ombros modernos

sábado, 26 de março de 2011

De volta à infância

No post anterior registrei algumas palavras do mestre B.K.S. Iyengar sobre liberdade. A professora de yoga Mariana Akamine, do blog Algo Sobre Yoga (http://algosobreyoga.blogspot.com/), deixou um comentário muito interessante e cheio de lucidez. Ela apontou que, sim, a yoga nos faz crescer e agir feito gente grande, mas também propõe uma volta à infância ao nos ensinar a ficar de cabeça para baixo e a abrir o peito.
Tem coisa mais deliciosa e "infantil" do que Urdhva Dhanurasana (Postura do Arco para Cima)? Quando somos praticantes iniciantes ela pode até causar medo, mas com o tempo o receio vai ficando para trás, a sensação de parque de diversões vem à tona e dá até vontade de rir. Aliás, abrir o peito desopila o fígado!
Muitas outras posturas de yoga nos levam ao jardim de infância. Então, a prática nos ensina a pisar com segurança no chão (como adultos) e a ter a coragem espontânea das crianças. Como bem pontuou a Mari: "Crianças crescendo a cada dia e nunca parando de crescer..."
Nesta foto, a própria Mari voltando à infância em Urdhva Dhanurasana num dia de sol

quarta-feira, 23 de março de 2011

A yoga ensina: aja como adulto



"Sócrates dizia simplesmente que o autoconhecimento nos permite viver deliberadamente, porque alcançamos um estado de liberdade. (...) A maioria de nós anda pela vida do mesmo modo que um bebê de um ano e meio de idade, que caminha sempre colocando um pé na frente do outro para não cair. Seu andar é um cambalear sustentado, pontuado de quedas. Viver deliberadamente é caminhar como adulto, ter equilíbrio, direção, propósito, e andar em crescente liberdade e segurança rumo à liberdade suprema." (B.K.S. Iyengar)

sábado, 19 de março de 2011

Leveza

Uma aluna saiu da aula feliz da vida porque havia conseguido pela primeira vez se manter com os calcanhares longe da parede em Salamba Sirsasana (Postura do Pouso sobre a Cabeça).Mais que isso, ela descobriu que a postura pode ser leve e sem desconforto. Na verdade todo asana (postura) deve ser leve, daí a importância da prática constante. Como diz o mestre B.K.S. Iyengar:
"Quando o asana é feito corretamente, os movimentos do corpo são suaves; há luz no corpo e liberdade na mente. Quando o asana produz sensação de peso, está incorreto. Você deve transmitir a sensação de leveza para todo o corpo. (...) Quando há flexibilidade no corpo e leveza na mente, o asana está correto. Rigidez e peso demonstram que o asana está errado."
Salamba Sirsasana

segunda-feira, 14 de março de 2011

Yoga e autoconhecimento

"Conheça-se. Saiba o que é bom. Saiba quando parar." (Lao-tsé)
Cansou da terapia e quer se conhecer melhor? Pratique yoga.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Para diminuir a ansiedade

"A prática regular, perseverante e atenta do yoga é a base para a estabilidade da consciência."
                                                                           B.K.S.Iyengar, "Yoga - The Path to Holistic Health"

Desacelere ânimos exaltados com Uttanasana