terça-feira, 31 de julho de 2012

Conhecendo todos os objetos como impermanentes,
não permite que o contato com eles te aprisione.
Decide de novo e de novo estar consciente
Do Si Mesmo que é permanente.
        (Yogañjalisaram, verso 5 - Sri. T. Krishnamacharya)

terça-feira, 24 de julho de 2012

A importância do pranayama

"(...) a verdadeira intenção das várias técnicas e proporções da respiração em pranayama é, acima de tudo, dar-nos diferentes possibilidades de acompanhar a respiração. Quando acompanhamos a respiração, a mente fica absorvida por essa atividade. Dessa maneira, o pranayama nos prepara para o silêncio e a quietude da meditação.
A respiração está diretamente relacionada à mente e ao nosso prana, mas não devemos por isso imaginar que, quando inspiramos, o prana simplesmente flui para dentro de nós. Não é o caso. O prana entra no corpo no momento em que há uma mudança positiva na mente. Obviamente, nosso estado mental não se altera com cada inspiração e expiração; a mudança ocorre ao longo de um bom tempo. Se estivermos praticando pranayama e notarmos uma mudança mental, isso é sinal de que o prana entrou no corpo muito antes. As mudanças da mente podem ser observadas primeiro nos nossos relacionamentos com outras pessoas."



"(...)prana pode ser descrito como algo que flui continuamente de algum lugar dentro de nós, preenchendo-nos e nos mantendo vivos: é a vitalidade."
Fonte: "O Coração do Yoga", T. K. V. Desikachar

domingo, 1 de julho de 2012

Satsang

Ontem aconteceu o primeiro Satsang (encontro) no Sattva Espaço de Yoga. Foi regado a prática de asanas (posturas), meditação e música indiana. A querida amiga Grazi tocou cítara e nos ensinou um pouco sobre a cultura indiana. O bolo de maçã e especiarias que eu fiz foi sucesso (modesta, não?). Abaixo, a receita:

-3 colheres de sopa de manteiga sem sal
-1 xíc. de chá de açúcar mascavo
-Quase 1 xíc. de chá de açúcar branco ou mel (esqueci desta parte na receita de ontem, por isso o bolo não ficou tão doce)
-3 ovos inteiros
-1 xíc. de chá de aveia em flocos
-1 1/2 xíc. de chá de farinha integral ou branca (usei só a integral, mas dá pra fazer metade integral e metade branca que o bolo fica mais leve)
-1 colher de chá de canela em pó
-1 colher de chá de cardamomo em pó
-1 colher de sopa de fermento em pó
-1 maçã com casca picada (pode usar pera que também fica bom. Mas aí o nome do bolo muda...)
-1 limão siciliano
-Raspas de limão siciliano (se quiser pode substituir por laranja ou usar os dois)
-1/2 xíc. de chá de amêndoas picadas (pode ser nozes também)
-1/2 xíc. de chá de damasco picado e de uvas passas
-Cravo macerado a gosto (na receita de ontem não tinha cravo)
Coloque numa tigela as amêndoas/nozes, o damasco e a uva passa e misture. Acrescente os ovos e a manteiga e mexa bem (não precisa usar batedeira, mexa na mão mesmo. Trata-se de um bolo rústico). A massa não vai ficar lisa. Coloque o açúcar enquanto continua mexendo. Ponha a aveia e mexa. Depois a farinha e mexa. A massa fica dura mesmo. Esprema o limão siciliano e acrescente as raspas, a canela e o cardamomo. Mexa. Coloque o fermento em pó e por último a maçã. Mexa pouco e ponha na forma untada com manteiga e farinha ou com manteiga e chocolate em pó. Eu usei a última opção. Ponha no forno. Demora cerca de 40 minutos para assar, mas isso depende do forno.
Bom apetite!