quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Que venha 2012!

As últimas semanas foram muito corridas e excessivamente aceleradas, principalmente por causa da viagem que farei à Índia no dia 2/1/2012. Senti minha cabeça acelerada, percebi minha respiração acelerada e o corpo apressado e em estado de alerta. Até a minha fala ficou diferente. Não consegui praticar as posturas de yoga nem ontem, nem anteontem, infelizmente. Mas consegui durante esses momentos ansiosos voltar a atenção para o momento presente, para o que eu estava fazendo (mesmo que fosse algo como pagar uma conta no banco), direcionando meu foco para a minha respiração. Impressionante como uma atitude tão simples pode nos acalmar e tornar os pensamentos mais claros.
Não tenho uma lista de desejos nem resoluções para 2012. Só desejo poder vivenciar cada acontecimento com discernimento e tranquilidade: alerta e relaxada! Presente no momento presente.
Uma linda entrada de ano para todos!
Tentarei mandar notícias lá da Índia, mas se não conseguir, até a volta!!
Não tem jeito: vou ter que fazer uma foto clássica (e batida) como esta...

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Yoga durante o período pré-menstrual


Como prometi, a última parte da série de vídeos sobre a saúde feminina!

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Meditação e criatividade

Acabei de devorar o livro "Em Águas Profundas - Criatividade e Meditação" (ed. Gryphus), do diretor de cinema David Lynch. Estava curiosa porque afinal o diretor de obras-primas como "O Homem Elefante", "Veludo Azul" e "Cidade dos Sonhos" não lança nenhum filme desde 2006 e tem cada vez mais feito aparições falando com entusiasmo sobre a meditação transcendental, que pratica diariamente há 38 anos.
A leitura é contagiante não só pelo relato de um artista interessantíssimo falando sobre os benefícios da meditação em sua vida prática, mas também para conhecer um pouco mais de seu universo. Em capítulos curtos, ele discorre inclusive sobre o processo de criação de alguns de seus filmes mais importantes e fala sobre como a meditação o ajudou a ficar mais criativo:

"Se sua consciência é do tamanho de uma bola de golfe, seu entendimento terá o mesmo tamanho quando você ler um livro; e assim será quando olhar por uma janela, quando se levantar de manhã, quando perceber as coisas e durante o transcorrer do seu dia.
Mas se você expande essa consciência, se faz crescer, seu entendimento será maior quando ler aquele mesmo livro; e terá mais alegria interior quando olhar pela janela, quando perceber as coisas, quando se levantar e durante o seu dia.
As ideias podem ser apanhadas em um nível mais profundo. E nesse nível a criatividade realmente flui. Isso torna a vida cada vez mais parecida com um jogo fantástico."

Lynch, o meditador





segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Será que o Almodóvar pratica yoga?



Perturbador e imperdível! O filme mais recente do diretor espanhol Pedro Almodóvar, "A Pele que Habito", deixa rastros depois da sessão, e nos dias que se seguem. Pelo menos para mim tem sido assim... Vi o filme no sábado e até agora estou em processo de digestão... Quem gosta de cinema tem que ver!
E não é que a protagonista pratica yoga pra aguentar a situação de cárcere privado em que vive? Nada mais pertinente, aliás, já que a finalidade do yoga é a liberdade.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Clareza mental

Uttanasana (Postura em Pé com Flexão para a Frente): removendo confusões mentais
"Há nove tipos de obstáculos ao desenvolvimento da clareza mental: doença, estagnação mental, dúvida, falta de prudência, fadiga, excesso de complacência, ilusões sobre o seu próprio estado mental, falta de perseverança e retrocesso. Eles são obstáculos porque criam perturbações mentais e estimulam a distração." (Sutra 1.30, "Yoga Sutras", Patanjali)





quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

"Yoga é a habilidade de voltar a mente exclusivamente em direção a um objeto e sustentar essa direção sem quaisquer distrações." (Sutra 1.2, "Yoga Sutras", Patanjali)