sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Livros

Uma aluna pediu que eu desse dicas de livros sobre yoga aqui no blog (oi, gente! Aceito sugestões de pauta, viu?!). Recomendo três títulos do mesmo autor com diferentes tratamentos sobre o assunto:

 "Luz na Vida"
   Autor: B.K.S.Iyengar
   Editora: Summus Editorial
O autor fala sobre o assunto com muita clareza e escreve de um jeito simples. Fácil de ler e extremamente profundo. Iyengar discorre sobre os vários aspectos do yoga (não só sobre as posturas), conta um pouco da própria vida, da própria prática (inspirador!) e traz o leitor para perto dele. Nunca imaginei que fosse virar livro de cabeceira... A cada releitura me surpreendo e aprendo coisas novas.
Para quem pratica, a leitura deste livro ajuda a enriquecer, aprofundar a prática e entender a vida de um jeito simples, sem firula. Para quem não pratica, uma bela reflexão sobre a vida (sem pieguice) e uma oportunidade de conhecer o vasto mundo do yoga.

"A Luz da Ioga"
  Autor: B.K.S.Iyengar
  Editora: Cultrix
Edição concisa e em português de "Light on Yoga" - cuja primeira edição é de 1966 -, este livro fala sobre o que é yoga, descreve as técnicas de como praticar 57 asanas (posturas) ilustrando-as com fotos minuciosas, ensina a prática de pranaiamas (técnicas respiratórias) e ainda contém no apêndice sugestões de sequências de asanas para estudar. Para praticantes.

"A Árvore do Ioga - A Eterna Sabedoria do Ioga Aplicada à Vida Diária"
 Autor: B.K.S.Iyengar

 Editora Globo
Reúne aulas e demonstrações apresentadas pelo mestre indiano Iyengar entre 1985 e 1987 na Inglaterra, na França, na Itália, na Espanha, na Suíça, e uma palestra proferida em Madras, na Índia, em 1982. Possui glossário com a tradução de termos em sânscrito e tem linguagem simples, preservando o jeito de o autor falar. Gostoso de ler e cheio de informações. Os praticantes de yoga vão gostar mais de ler este livro do que os não praticantes...

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Garudasana (Postura da Águia)

"Garuda" significa águia. Esse é também o nome do deus dos pássaros, segundo os hindus. Garuda representa um pássaro que tem rosto branco, bico aquilino, asas vermelhas e o corpo dourado, e é o meio de transporte do deus Visnu, que na mitologia hindu é aquele que conserva todas as coisas.
A prática regular da Postura da Águia desenvolve os tornozelos, remove a rigidez nos ombros e é recomendada para prevenir cãibras na musculatura das panturrilhas.
Se eu fosse um bicho queria ser uma águia...

Fonte: "Light on Yoga", B.K.S. Iyengar, Schocken.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Ensinamento védico

"Fale o que é verdadeiro, fale o que é agradável."
("Satyam bruyat priyam bruyat.")

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Utthita Parsvakonasana

B.K.S. Iyengar ensina
"Esta asana tonifica os tornozelos, joelhos e as coxas. Corrige defeitos nas pernas e coxas, desenvolve o tórax e reduz a gordura em volta da cintura e quadris. Alivia dores ciáticas e artríticas. Além disso, intensifica a atividade peristáltica e ajuda a evacuação." ("A Luz da Ioga", B.K.S. Iyengar, editora Cultrix)

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Como fazer uma postura de yoga

"Deve haver honestidade na abordagem e honestidade na apresentação. Ao realizar uma postura, você deve descobrir se seu corpo aceitou o desafio da mente, ou se a mente aceitou o desafio do corpo." (B.K.S. Iyengar, "A Árvore do Ioga", editora Globo)

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Yoga: antes e depois


Um dia o João (meu marido) comentou que achava que o yoga não tinha feito muitas mudanças em mim ("Você sempre foi calma, serena..."). No primeiro momento eu concordei com ele. Depois de um tempo, como num estalo, percebi que havia deixado de lado (LITERALMENTE) o hábito de sofrer por antecipação, uma tendência bem forte em mim antes da prática. Logo em seguida, meu professor perguntou durante a aula: "Pra onde o yoga está levando vocês? Vocês têm que se perguntar!" 
Não sei exatamente pra onde o yoga está me levando, mas sei que mudou um hábito que eu achava que era uma característica minha, como ter cabelo castanho escuro...
Resolvi perguntar a outros praticantes o que mudou após a entrada do yoga na vida deles (se é que mudou). Olha o que eles disseram:

“Eu acho que realmente aprendi a usar menos a cabeça. Ainda me pego às vezes cheia de minhocas, mas isso já mudou muito. E aprendi a viver mais o momento, a ansiedade diminuiu bastante. Mas não é algo que alguém possa ver de fora, mesmo os mais próximos não sabem tudo o que passa por aqui. É algo bem interno, assim como o yoga. Apesar de muita gente dizer que virei uma pessoa mais leve...” (Mariana Akamine Bergamasco, professora de yoga)

“Muita coisa realmente mudou em minha vida, me tornei uma pessoa mais centrada, menos ansiosa, menos crítica com os outros. Acho que uma palavra que descreve todas as minhas mudanças internas é o santosha [contentamento], tenho mais contentamento em meus dias, com a natureza, com as pessoas que estão ao meu redor, enfim me sinto feliz com todas as coisas. Há algum tempo atrás estava eu, como dona de casa, reclamando comigo mesma: ‘Nossa... Essa casa para limpar, tenho ainda que lavar roupas e ir ao mercado, que estresse!’. Parei um segundo e uma palavra soou na minha mente... santosha... e mudei totalmente meu padrão de pensamento, agradecendo pois tenho um lugar para morar que é meu, quantas pessoas não têm, tenho roupas para me vestir e tenho um mercado onde posso ir com R$ para comprar o que preciso e neste mercado vai ter essas mercadorias para que eu possa adquirir. Enfim me sinto um ser humano melhor hoje do que quando não praticava.” (Cassia Saito, professora de yoga)

“O que mudou foi que minha mente ficou mais organizada. Antes eu era bombardeado de muitas ideias, pensamentos, vontades, sonhos ao mesmo tempo. Me sentia no meio de um tornado e o Mundo girando loucamente à minha volta. Comecei a ser fiel à prática de yoga e percebi que essa ventania tinha parado. E encontrei um silêncio interno. Mas ao mesmo tempo uma noção de espaço, tempo e presente. Minhas ideias e pensamentos se organizaram e pude sentir melhor o meu pé no chão. E é esse silêncio que venho procurando todos os dias em minha prática.” (Renan Mazzali, professor de yoga)

“O que mudou em mim... Creio que estou me tornando uma pessoa com mais disciplina em outros momentos do dia, além daqueles em que busco exercitar durante a prática. Essa disciplina se manifesta no modo de falar e de me organizar. Também percebo a sensação de bem-estar, físico e mental, que está cada vez mais constante, tenho até conseguido me concentrar melhor. Se fosse para resumir em poucas palavras, diria que a prática de yoga está me trazendo mais equilíbrio a cada dia.” (Ana Márcia Zago, designer gráfica e praticante de yoga)

“Minha postura física mudou de forma significativa no dia a dia - é impossível sentar, ficar de pé ou caminhar como fazia antes das aulas de yoga. Com isso, o equilíbrio, respiração e outros aspectos físicos mudaram para melhor. Como consequência, a prática fornece instrumentos naturais para a busca do equilíbrio emocional, do repouso mental - o que parecia inacessível. Com o tempo, 'aprimorar' as posições fica cada dia mais prazeroso.” (Blanche Amancio Silva, jornalista e praticante de yoga)

“Eu não diria que a yoga mudou tudo na minha vida, mas mudou muita coisa. Me despertou pra uma percepção que eu nunca tinha experimentado e me fez ser uma pessoa mais observadora. E o que eu percebo é que quando essa percepção e observação sutil se instala na gente, elas abrem caminho pra uma série de mudanças: no modo de pensar, de agir, fazendo com que a gente tenha vontade de mudar alguns hábitos, por exemplo. Não porque alguém mandou ou sugeriu, mas porque a gente sente a necessidade de fazer o melhor pra nós mesmos.” (Luciana Gomes, professora de yoga)

“Depois que comecei a praticar yoga, passei a encarar alguns aspectos da minha vida de modo diferente, de modo mais equilibrado e sereno, tentando viver mais no momento presente.” (Patricia Buldo, delegada e praticante de yoga)